9 tendências para tech recruiters ficarem de olho em 2022
O crescimento do mercado de tecnologia e inovação e a escassez de pessoas qualificadas mostram que os recrutadores têm muitos desafios pela frente, confira!
O que podemos esperar de 2022? Depois de um período com tantas restrições, a vacinação possibilitou algumas flexibilizações, porém ainda existe a imprevisibilidade decorrente das novas variantes do vírus da covid-19. Por isso, em 2022, o mercado de trabalho, especialmente o de tecnologia, deve ser marcado pela continuidade e a consolidação de movimentos que emergiram na pandemia.
Mesmo antes de 2020, a demanda por profissionais de tecnologia qualificados e as novas formas de trabalho já estavam moldando a maneira como as empresas contratavam, a covid-19 apenas acelerou essa transformação.
Não há dúvidas, o mercado segue mais aquecido do que nunca. O recente estudo Demanda de Talentos em TIC e Estratégia Σ TCEM, da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) revelou que o Brasil terá déficit de 530 mil profissionais até 2025, uma vez que o país forma 53 mil pessoas por ano, enquanto a demanda anual de vagas é de 159 mil.
Deste modo, a lacuna é clara. A expansão do mercado de tecnologia e a escassez de pessoas qualificadas mostram que os recrutadores têm mais desafios do que nunca e a competição na contratação segue acirrada.
Para atrair pessoas nessa nova dinâmica de mercado, as organizações precisarão repensar as abordagens tradicionais de recrutamento e desenvolvimento. A complacência quanto às mudanças pode custar a vantagem competitiva das empresas.
Novas formas de trabalho estão por toda a parte, os modelos remoto e híbrido devem se manter e a diversidade e inclusão estão mais em pauta do que nunca. Mas o que temos pela frente? O que vai ditar o futuro do recrutamento e seleção de tecnologia?
Em dezembro, realizamos uma enquete na nossa página no LinkedIn perguntando quais foram os principais desafios em 2021. Veja o resultado.
As respostas nos dão pistas do que devemos olhar com atenção neste ano. Vamos ver algumas tendências que estarão em pauta em 2022.
1- Humanização
Softwares que utilizam os recursos da inteligência artificial para o recrutamento estão em alta, porém quando o objetivo é encontrar profissionais qualificados — e não volume de currículos — a estratégica humanizada apresenta melhores resultados.
O fator humano é essencial para apurar melhor as expectativas da empresa e das pessoas candidatas. Empatia, compreensão e a escuta ativa são fundamentais para cumprir os desafios do recrutamento e devem ser prioridade em 2022.
2- Recrutamento remoto
Mesmo com a flexibilização das restrições da pandemia, o recrutamento remoto é algo que veio para ficar. Portanto, é importante encontrar formas de abraçar e incorporar essa inovação ao seu processo. Além de reduzir custos e otimizar etapas com entrevistas online, por exemplo, o recrutamento remoto possibilita alcançar mais pessoas, uma vez que não existe a limitação geográfica.
Estamos falando de um nosso senso de oportunidade, no qual as equipes podem estar instaladas em qualquer lugar. Além disso, a busca por qualidade de vida — decorrente da pandemia — mostra que as pessoas estão priorizando vagas remotas na hora de escolher emprego.
3- Diversidade e Inclusão
Vemos que as pessoas estão se tornando cada vez mais conscientes das questões relacionadas à diversidade e inclusão. Assim, elas começam a cobrar ações efetivas das empresas e naturalmente se alinharem às organizações que possuem uma política clara e comprometida com essas causas. Desta forma, as estratégias nesse sentido têm aumentado e se tornarão mais relevantes em 2022.
Inclusive, um relatório da McKinsey apontou que a diversidade étnica, cultural e de gênero nas empresas levam a melhor lucratividade e são essenciais para o sucesso do negócio, devido à maior representatividade e engajamento das equipes.
4- Mercado impulsionado pelas pessoas candidatas
Com o mercado aquecido, as pessoas candidatas têm mais poder do que nunca. Isso significa que elas estão em uma posição bastante favorável, em que podem barganhar salários e benefícios. Com isso, quem recruta agora precisa de novos métodos, além de estudar a viabilidade de parcerias.
Portanto, em 2022, podemos esperar mais criatividade nas estratégias de recrutamento, que podem abranger táticas de sourcing, ações de comunicação com foco na atração de pessoas e na disseminação de diferenciais da organização. O mundo do recrutamento está prestes a se tornar mais competitivo do que antes e quem assumir riscos e inovar pode levar a melhor.
5- Experiência do candidato
Já que estamos falando de um cenário em que as pessoas candidatas têm o poder de escolha, a experiência no processo seletivo é algo que o recrutamento deve prestar bastante atenção. Segundo uma pesquisa da Forbes, as organizações que oferecem uma excelente experiência às pessoas candidatas têm uma taxa de aceitação de trabalho de 99%. Nesse sentido, um estudo do LinkedIn revelou que 83% de quem participa de um processo seletivo cuja experiência é ruim provavelmente irá negar uma oferta.
A experiência abrange todos os pontos de contato com as pessoas candidatas em qualquer canal, desde a abordagem até efetivamente a contratação. Logo, é preciso unir esforços para oferecer uma experiência de recrutamento efetiva, com precisão nas informações, encantamento e rapidez nos processos.
6- Busca proativa
No recrutamento proativo, as pessoas recrutadoras se concentram na identificação, no envolvimento e na atração de candidatos em potencial antes das necessidades de recrutamento. Os recrutadores proativos constroem e cultivam relacionamentos (quase como um funil de vendas) com um grupo predefinido de pessoas.
Deste modo, quando as oportunidades aparecem, as pessoas candidatas em potencial já estão interessadas em qualquer oportunidade aberta.
Em 2022, o recrutamento proativo será uma tendência massiva, à medida que as empresas se envolvem em disputas cada vez mais acirradas para preencherem qualitativamente suas vagas.
7- Empresas de recrutamento especializadas
As posições de tecnologia exigem cada vez mais conhecimentos específicos e técnicos, portanto equipes de recrutamento generalistas podem encontrar dificuldades, o que reduz a assertividade dos processos.
Assim, empresas de recrutamento especializadas saem na frente pois combinam a expertise do time e a rede ativa de contatos na área de tecnologia, por exemplo. Sendo assim, vale a pena considerar contratar uma empresa parceira para otimizar e trazer mais eficiência aos processos da sua organização.
8- Employer branding
Salários e benefícios atrativos não são mais suficientes para tornar uma vaga imperdível. Cada vez mais, as pessoas candidatas buscam um alinhamento de valores com a empresa em que trabalham. Nesse cenário, o employer branding é uma tendência para ficar de olho em 2022.
Antes mesmo de se candidatar a uma posição, as pessoas interessadas fazem uma pesquisa criteriosa da reputação da organização. Elas querem saber a missão, os valores, o propósito e a cultura da empresa. Quanto maior a identificação, maior é a possibilidade da pessoa se candidatar.
Desta maneira, para melhorar a retenção e a atração de talentos, os empregadores terão que investir no desenvolvimento da sua marca empregadora. Assim, quanto mais clareza tiver ao passar a mensagem, mais a empresa consegue atrair pessoas que deseja, tornando a marca desejada por quem busca recolocação.
9- Programas de qualificação
A escassez de mão de obra qualificada na área de tecnologia é uma realidade que deve continuar nos próximos anos, dada a lacuna entre profissionais formados e a demanda do mercado. Por isso, uma atitude proativa das empresas para sanar essa lacuna de habilidades é investir em programas de qualificação, que visam desenvolver as pessoas candidatas para a função que irão exercer.
Investir no aprimoramento das pessoas traz outros benefícios, como o aumento na satisfação e lealdade à medida que as pessoas crescem em suas carreiras. Ao fornecer conhecimento, você nutre um relacionamento de confiança, que minimiza as chances da pessoa buscar outras oportunidades no mercado.
Outro ponto relevante é o investimento na capacitação dos próprios tech recruiters, o que traz melhorias para todo o processo seletivo, uma vez que possibilita uma avaliação mais assertiva das pessoas candidatas, influenciando na decisão mais estratégica de quem é responsável pela vaga.
Novas perspectivas
Compreender as tendências atuais é essencial e te coloca em uma posição de vantagem para enfrentar os desafios, recrutar as melhores pessoas e estar um passo à frente em 2022. O que você espera de 2022 quando o assunto é recrutamento e seleção na área de tecnologia? Compartilhe com a gente!