Como manter o engajamento nos processos seletivos?
Veja 5 dicas para motivar as pessoas candidatas do começo ao fim do recrutamento
Os processos de recrutamento andam cada vez mais competitivos, especialmente em setores aquecidos, como o de tecnologia. Para se ter uma ideia, nos últimos anos, houve um aumento de 20% na desistência de candidatos qualificados a emprego nas seleções, aponta uma pesquisa do LinkedIn.
Essa tendência mostra que se as empresas não ficarem atentas ao engajamento de quem está participando dos processos, com certeza irão perder pessoas valiosas. Segundo dados da Officevibe, as melhores pessoas candidatas que ficam disponíveis no mercado — o que é raro — são contratadas novamente em cerca de 10 dias. Sendo assim, não dá para perder tempo.
Sem contar que a seleção da pessoa adequada para o trabalho estabelece uma base sólida para o seu envolvimento durante todo o tempo na companhia. Portanto, estamos falando de uma etapa que merece bastante atenção.
Veja algumas dicas para impulsionar o engajamento desde o início.
1- Agilidade
Com uma disputa tão alta por pessoas qualificadas, a velocidade dos processos é algo essencial. A lentidão desengaja, pois faz com que quem está participando do recrutamento perca o interesse ou, então, seja contatado para oportunidades em outras empresas.
Logo, ao desenhar as etapas de seleção, pense em como tornar o processo seletivo mais ágil e atrativo, com o objetivo de otimizar o tempo e manter a motivação até a conclusão de todas as fases de avaliação.
Além disso, preencher a posição de forma mais rápida também pode economizar o tempo e os custos da empresa contratante.
2- Comunicação clara e frequente
Uma forma de envolver as pessoas candidatas desde o começo é mantê-las informadas sobre o andamento do processo, isso demonstra cuidado e consideração.
Assim, sempre comunique como será o formato da seleção, como funcionarão as etapas, o tempo de duração e o que esperar em cada uma das fases. As informações devem ser claras e objetivas.
Falando em comunicação, ela deve ser de mão dupla, portanto a pessoa recrutadora deve disponibilizar o seu contato. Afinal, pode ser bastante frustrante não conseguir falar com quem te entrevistou (ou fez a triagem) para tirar dúvidas ou ter mais informações sobre o andamento do processo.
3-Dê e peça feedbacks frequentemente
Dar e pedir feedback também é fundamental. Priorize o retorno e sempre forneça o feedback o mais rápido possível, isso evita o desalinhamento de expectativas e proporciona chances de aprendizado e melhorias para as pessoas, o que também contribui com o engajamento. Afinal, pode ser muito desmotivador investir tempo e energia em uma nova possibilidade de emprego e não receber nenhuma resposta.
Nesse sentido, outra atitude positiva é pedir o feedback da pessoa candidata sobre o processo seletivo. Isso mostra que você valoriza o que ela pensa e, também, é uma boa maneira de obter dados para avaliar e otimizar o recrutamento.
4-Leve em consideração a experiência da pessoa candidata no processo
Uma pesquisa realizada pelo CareerBuilder revela que 22% dos candidatos a emprego disseram que, se tiverem uma experiência ruim durante o processo de recrutamento, dirão a outras pessoas para não se candidatarem nessa empresa.
Deste modo, olhe com muito critério para cada etapa da seleção, defina expectativas positivas para potenciais novos contratados, demonstrando respeito e empatia em todas as fases.
Outro dado da Officevibe mostra que 15% das pessoas candidatas com experiência positiva nos processos seletivos se esforçam mais no trabalho. Portanto, o cuidado em cada etapa é um degrau na construção do relacionamento a longo prazo com a empresa em si.
Essa consideração reforça a confiança de quem está no processo seletivo com a pessoa recrutadora, fortalecendo a rede de relacionamento para novos contatos no futuro.
5- Deixe as pessoas candidatas entusiasmadas para trabalhar na sua empresa
Existem grandes nomes no mercado de empresas nas quais as pessoas sonham em trabalhar. Isso acontece porque as organizações fazem um extenso trabalho de employer branding (marca empregadora, em inglês) com o objetivo de tornar uma marca atrativa para atrair e reter profissionais.
Esse é um trabalho que envolve várias frentes e, hoje em dia, muitas delas são desenvolvidas nas redes sociais com relatos e vídeos das pessoas contando como é trabalhar no local em questão, por exemplo. Vale lembrar que essa construção também engloba aspectos da cultura organizacional.
Ainda no âmbito do endomarketing, os gestores podem adotar outras práticas para integrar a pessoa candidata e, assim, avaliar a sua atuação no ambiente de trabalho, como chamá-la para um bate-papo com a equipe ou, ainda, para participar de alguma reunião do dia a dia.
Porém, é importante gerenciar as expectativas de trabalho das pessoas candidatas, divulgando percepções realistas do trabalho. Quanto mais elas estiverem preparadas para o que está por vir, maiores as chances delas se envolverem e permanecerem na companhia.
Pense o recrutamento de forma disruptiva
Quando falamos de tecnologia, estamos lidando com um segmento bastante aquecido e, diante da escassez de pessoas qualificadas, quem está no mercado praticamente escolhe onde quer trabalhar.
Dessa maneira, os processos seletivos precisam ser cada vez mais atrativos, alinhados à cultura da empresa e, principalmente, considerarem as expectativas das pessoas candidatas.
Proporcionar uma jornada de experiência com agilidade e que agregue valor com humanização, escuta ativa e olhar apurado para as pessoas tem sido um grande diferencial.
Sendo assim, pensar no recrutamento de maneira diferente é um fator competitivo para engajar, atrair e reter pessoas qualificadas. Isso é fazer algo inovador e disruptivo.