Blog

6 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego na área de tecnologia

Confira pontos-chave para se destacar principalmente para quem está começando ou planejando mudar de carreira 

A transformação digital deu um salto no Brasil nos últimos anos, ampliando a demanda por pessoas qualificadas na área de tecnologia. Com isso, o mercado anda bastante aquecido e a tendência é continuar crescendo. 

Por outro lado, a escassez de profissionais aumentou a competitividade das empresas. Além disso, os altos salários, a flexibilidade, os benefícios e a expectativa de ser um campo bastante promissor têm atraído cada vez mais pessoas que desejam iniciar ou migrar suas carreiras para o setor de TI. 

Vemos que a maioria das vagas são voltadas para perfis com experiência, mas e as pessoas juniores ou aquelas que estão buscando mudar de profissão? Como se destacar nesse mercado tão disputado? Confira as nossas dicas. 

1.Não foque tanto nas ferramentas 

Muitas vezes, quem está começando a carreira na área de TI quer mostrar que conhece o maior número de ferramentas e linguagens no momento da entrevista. Mas segundo o nosso Head de Talent e sócio da Aceest, Alex Kawaharada, essa pode ser uma estratégia equivocada.

“Procure destacar o seu conhecimento em boas práticas de programação e mostrar o que você avalia em um code review e nos testes (Tdd, testes unitários, integrações, etc). Aborde também os seus conhecimentos teóricos, como clean code e  SOLID, e como você os aplica no dia a dia. Essas informações revelam condutas primordiais para qualquer vaga, indicando também aspectos do perfil”, explica.

Deste modo, as pessoas recrutadoras conseguem captar e avaliar informações mais relevantes do que o leque de linguagens e ferramentas que você conhece, habilidades que podem ser adquiridas à medida que você for avançando na carreira ou de acordo com a necessidade da posição na empresa. 

“Gosto de comparar as linguagens com um carro. Uma pessoa que tem experiência em direção e conhece as boas práticas de trânsito, consegue dirigir qualquer carro, apenas alguns ajustes e adaptações. Com as linguagens é parecido, você tendo uma boa base de programação conseguirá transitar em diferentes tipos de linguagem”, diz. 

2. Destaque seus estudos

Pode faltar vivência profissional, mas a iniciativa de estudar, apostar em projetos pessoais e buscar sempre se atualizar são pontos que jogam muito a favor das pessoas candidatas que estão começando.

Portanto, empenhe-se em mostrar seus estudos mais recentes e sua autonomia em agregar novos conhecimentos. O mercado está em constante transformação, de modo que essas características serão fundamentais para toda a carreira de quem deseja trabalhar com tecnologia.

3. Não deixe as soft skills em segundo plano

As soft skills são mais importantes nas carreiras de tecnologia do que as pessoas imaginam. A capacidade de trabalhar em equipe, ter foco, empatia e se comunicar são tão essenciais quanto habilidades técnicas.

Todas essas qualidades realmente diferenciam os profissionais no ambiente de trabalho e a boa notícia é que você pode desenvolver suas soft skills.

4. Conheça a empresa

Uma das maneiras de se destacar em meio a tantas pessoas candidatas é mostrar que você conhece e está por dentro das atividades da empresa. Essa é uma dica básica que deve estar no topo da lição de casa ao fazer uma entrevista de emprego. 

Demonstrar interesse e identificação com a atuação da organização pode render bons pontos a seu favor. Lembre-se, diante de tantas candidaturas, todo diferencial é importante.  

5. Seja você mesmo

Pode parecer clichê, mas essa dica não tem prazo de validade, vale sempre. Muitas vezes, no intuito de impressionar os recrutadores, as pessoas acabam tendo atitudes que não condizem exatamente como elas são de verdade e esse não é um bom caminho para seguir. 

O momento da entrevista é uma oportunidade para avaliar também o fit cultural entre a empresa e a pessoa candidata – um fator bastante determinante para a atração de talentos. Ao se passar por alguém que você não é de fato, você estará “maquiando” a sua verdadeira imagem, o que irá prejudicar a avaliação se você enquadra ou não na cultura da corporação. E, caso a pessoa passe na vaga, isso poderá encurtar sua vida útil na empresa. 

Portanto, aposte na sua autenticidade! 

6. Tudo vale como experiência

Apostar em uma nova carreira é algo bastante arrojado e desafiador, assim,  toda entrevista oferece novas oportunidades de aprendizado. Mesmo com toda a preparação, a empresa pode optar por outra pessoa para preencher a vaga, alguém que naquele momento faça mais sentido para a organização. 

Mas não se deixe abater, encare essas trocas como experiência e, se possível, peça um feedback a quem te entrevistou. Isso pode te auxiliar a enxergar pontos de melhoria, principalmente, novas chances de desenvolvimento. 

Na fase atual em que vivemos da transformação digital, o mercado precisa de muitos profissionais para descobrir, estudar, testar, inovar e desenvolver novas soluções para melhorar a vida das pessoas. A sua chance vai chegar!