A importância da marca empregadora para atrair e reter pessoas
A percepção de employer branding começa, justamente, no recrutamento, portanto aprimorar a maneira como você contrata pode ser uma decisão que irá impactar na sua capacidade de trazer pessoas qualificadas e engajadas com a sua marca
Quando o assunto é o “emprego dos sonhos”, muitas pessoas possuem uma lista de empresas cuja oferta de trabalho a fariam deixar a posição atual — ou até largar tudo — para encararem uma oportunidade.
Mais que o salário, a atratividade dessas marcas geralmente está ligada à conexão de propósito, à forma como as pessoas são tratadas, benefícios, oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento, além de reconhecimento.
Essa percepção é chamada de marca empregadora (ou employer branding), um tema bastante em alta no universo de recrutamento e seleção. Enquanto a marca corporativa trabalha a imagem e proposta de valor que oferece aos seus clientes, a marca empregadora tem a ver com a reputação de uma empresa como local de trabalho e a sua geração de valor para atrair e reter pessoas.
Na área de tecnologia, que embora esteja crescendo, enfrenta uma escassez de profissionais, falar de employer branding ganha ainda mais relevância. Ter uma marca empregadora forte é essencial, uma vez que as pessoas candidatas têm inúmeras oportunidades para escolher.
É por isso que, atualmente, contratar está no topo das preocupações das áreas de RH, afirma uma pesquisa da XpertHR. Vale destacar que a efetividade no recrutamento também tem a ver com retenção, já que uma marca empregadora forte tende a atrair pessoas mais engajadas.
Para se ter o impacto que isso tem na prática, uma em cada duas pessoas em busca de um emprego diz que não trabalharia em uma organização com má reputação, mesmo por um aumento de salário.
Neste sentido, ao se candidatar a um emprego, 84% das pessoas candidatas consideram a imagem do empregador relevante. Além disso, organizações com marcas empregadoras positivas costumam receber duas vezes mais candidaturas do que aquelas com percepções negativas.
Presença digital
E onde as pessoas costumam buscar informações sobre a cultura e a reputação das empresas? Na maioria das vezes, na própria internet.
A pesquisa não se limita aos sites e perfis corporativos nas redes, quem está buscando emprego vai atrás, principalmente, de depoimentos de pessoas que já trabalharam na organização, é a chamada prova social.
Por isso que portais como o Glassdoor, em que as pessoas deixam avaliações e testemunhos anônimos, costumam ser a fonte número um. Mais uma vez, a marca empregadora mostra-se fundamental, afinal os principais porta-vozes de uma empresa são seus profissionais.
Deste modo, manter uma presença digital ativa e receptiva é essencial para fortalecer o employer branding. Uma dica é manter as redes sociais e blogs atualizados com informações e curiosidades da cultura da empresa, trazer depoimentos de pessoas funcionárias e conteúdos que transmitam o jeito de ser e os valores importantes para a empresa.
A percepção de marca empregadora começa no recrutamento
A construção da imagem corporativa começa justamente no processo seletivo. Um estudo da CareerBuilder apontou que 78% das pessoas considera a experiência no recrutamento um indicador de como a empresa valoriza suas equipes.
Portanto, a preocupação com cada fase da seleção vai além da efetividade nas contratações, pois integra também uma etapa importante da formação da reputação da empresa.
Neste sentido, aprimorar a maneira como você seleciona e contrata pessoas pode ser uma decisão que irá impactar a sua capacidade de atrair pessoas qualificadas e engajadas com a sua marca.
Recrutamento humanizado, assertivo e flexível
Na Aceest, nossos processos seletivos são conduzidos por pessoas de ponta a ponta. Esse é o caminho que escolhemos porque priorizamos a busca por profissionais qualificados e não somente o volume de currículos.
Temos um método de trabalho totalmente pensado para contratações com agilidade e assertividade. Atuamos com sprints, portanto nosso fluxo é dinâmico e flexível. Ao conduzir as etapas, valorizamos a experiência das pessoas candidatas e das empresas, sempre em busca de oportunidades relevantes e contratações bem-sucedidas.
Fortalecer seu processo seletivo é investir na sua marca empregadora. Fale com a gente!