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Como manter o engajamento das pessoas candidatas nos processos seletivos de tecnologia

recrutamento

O déficit de pessoas qualificadas na área de Tecnologia da Informação e o avanço nas ofertas de trabalho trazem uma nova dinâmica ao mercado com desafios para atrair e reter profissionais nas empresas. 

E, neste sentido, tudo começa justamente no recrutamento. Uma pesquisa do LinkedIn apontou que, nos últimos anos, houve um aumento de 20% na desistência de candidatos a emprego nos processos de contratação.

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, garantir o engajamento nas etapas de seleção é essencial para preencher as vagas com perfis qualificados e realmente interessados nas oportunidades.

Confira as nossas dicas para tornar os processos mais atrativos:

Crie descrições de vaga claras e objetivas

Com o setor tecnológico aquecido, é comum as pessoas da área receberem diversas abordagens de recrutadores e a qualidade desse primeiro contato é fundamental para despertar o interesse e iniciar uma relação de confiança. 

Portanto, é importante dedicar atenção à oferta da oportunidade. Procure criar descrições de vagas claras, objetivas e com todas as informações primordiais, como faixa salarial, atividades, competências, plano de benefícios e a atuação da empresa. 

Textos muito extensos, complicados ou prolixos afastam candidatos em potencial e podem prejudicar essa primeira impressão, dando a sensação de que o cargo está sendo oferecido por alguém que não entende da atividade. 

Outro ponto é criar processos de candidaturas simplificados, sempre seguindo as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). 

Mantenha uma comunicação constante e ágil com as pessoas interessadas

Como se trata de um mercado muito dinâmico, responder o mais rápido possível pode ser um grande diferencial do processo seletivo. Além da velocidade, a constância também é um ponto de atenção. 

É uma boa prática manter os candidatos informados sobre seu progresso na seleção. Priorize mesmo aqueles que não tiveram um bom desempenho, pois receber um retorno pode reduzir o estresse e eventuais frustrações. 

Fornecer feedbacks fortalece a relação de confiança estabelecida, afinal as pessoas dedicam o seu tempo para participar do recrutamento e criam expectativas. Logo, o mínimo que podemos fazer em troca é informar o motivo pelo qual foram eliminados, sempre pensando em abordar pontos de melhoria. 

Um dos erros mais comuns é demorar dias ou até mesmo semanas para dar uma resposta, ou pior ainda, não dar um retorno. Esse tipo de conduta afeta, inclusive, a percepção que as pessoas candidatas têm da empresa. 

Sem contar que manter a regularidade nos contatos faz com que as pessoas se sintam cuidadas, podendo ser um fator de destaque em comparação com a concorrência.

Otimize as etapas do processo

Seleções compostas por muitas fases ou etapas complexas esgotam as pessoas candidatas, abrindo brechas para a desmotivação e contatos da concorrência. Isso vale para as entrevistas e, também, para os testes de habilidades técnicas. 

Opte por testes objetivos que realmente reflitam a função e dê aos participantes a liberdade de onde e quando fazer o teste. 

Construa uma marca empregadora forte 

Em tecnologia, uma forte marca empregadora é fundamental, pois os candidatos têm inúmeras oportunidades para escolher. 

Muitas vezes, as pessoas desistem antes mesmo do início da seleção. Se elas não encontrarem na internet informações sobre a empresa, sua cultura ou, pior, só acharem avaliações negativas de ex-funcionários, as chances de não darem sequência ao contato aumentam. Neste sentido, é importante monitorar a reputação nas redes sociais e em plataformas como o Glassdoor. 

Olhando para os processos seletivos, pessoas insatisfeitas têm maior probabilidade de compartilhar seus comentários sobre a seleção do que aqueles que tiveram uma boa experiência, daí a relevância de olhar o processo como um todo.  

É essencial manter o site e as redes sociais da companhia atualizados e com informações relevantes, porém uma outra forma de construir a marca empregadora é incentivar os colaboradores a compartilharem seu trabalho, suas conquistas e a participação em eventos, por exemplo. 

Ao se deparar com informações positivas postadas pelos próprios funcionários, a pessoa candidata tem maior probabilidade de confiar na sua proposta e continuar no processo. 

Aprofunde o relacionamento e vá além do óbvio

Aprender mais sobre a empresa e os desafios que aguardam as pessoas candidatas é o foco principal do processo seletivo, porém mostrar aspectos do ambiente de trabalho e a cultura são fatores importantes para manter os participantes engajados.

Compartilhar informações sobre a cultura do local de trabalho, envolver pessoas da equipe nas entrevistas, destacar conquistas recentes dos colaboradores, perspectivas da vaga, entre outras possibilidades, são maneiras de mostrar que a companhia possui um ambiente amigável e com chances de desenvolvimento e crescimento. 

A experiência é tudo

Pensar na experiência das pessoas candidatas em todas as etapas da seleção contribui para manter a motivação dos participantes, refletindo na construção da percepção da marca da sua empresa. 

Por isso, apostar em processos humanizados, dar ênfase na confiança, na transparência e na comunicação não só mantém as pessoas envolvidas, como também revela como a companhia valoriza sua equipe e os possíveis novos colaboradores, embasando relações duradouras desde o início.