Reflexões para contratação de pessoas de tecnologia
Durante a nossa vivência, aprendemos a olhar os processos seletivos de forma mais humana e assertiva, com isso, vimos a oportunidade de ampliar essas inovações para outros mercados com foco na experiência das pessoas e no aprofundamento das necessidades do cliente
A rápida expansão das empresas de tecnologia nos últimos anos tem trazido transformações relevantes que impactam todo o mercado. Ter a inovação como premissa revolucionou a forma de desenvolver produtos, mudou as dinâmicas de trabalho e colocou em xeque antigos modelos. E com a área de Recursos Humanos não é diferente.
Diante dos desafios, nossa vivência na seleção de pessoas de tecnologia nos proporcionou muitos aprendizados e, isso, nos despertou para a oportunidade de aprimorar os processos seletivos e levar a inovação na forma de recrutar para mais mercados.
Assim, há um ano criamos a Aceest, cuja proposta é trazer um olhar mais humano e estratégico para o RH, especialmente para o Recrutamento e Seleção.
A nossa experiência como tech recruiters fez com que nos tornássemos pessoas mais cuidadosas com o processo seletivo em si, o que trouxe o questionamento se existe essa preocupação em outros segmentos do mercado.
A situação atual de desemprego agrava ainda mais a situação, uma vez que muitas pessoas estão procurando trabalho e acabam sendo ‘descartadas’ de processos sem o mínimo cuidado. Nos importamos com a experiência das pessoas e em criar uma relação de respeito e empatia.
Desafios do mercado de tecnologia
Com o mercado de tecnologia fortemente aquecido, novas vagas não param de surgir, porém faltam profissionais para as funções. Desta maneira, é comum que as pessoas que já estão trabalhando sejam abordadas com frequência para novas oportunidades.
Tendo em vista esse cenário, o desafio da área de tech recruiters é tornar o processo atrativo e, assim, chamar a atenção das pessoas para a oportunidade. A inovação deve começar, inclusive, na abordagem. Essa porta de entrada é determinante para a pessoa querer ou não participar da seleção.
Por outro lado, há também a demanda das empresas por contratações assertivas, afinal o mercado está em desenvolvimento acelerado e encontrar o profissional certo para a vaga ajuda a potencializar esse crescimento.
Para acertar nas contratações, percebemos a necessidade de nos aproximar ainda mais das pessoas da empresa para entender quais os pontos chaves são essenciais para a vaga.
Lições aprendidas com contratações em tecnologia
Conhecimento de mercado: a expansão acelerada das empresas de tecnologia ocasionou em uma nova dinâmica de mercado, com isso, tornou-se essencial aprender e entender a atuação das organizações, acompanhar as notícias e estar por dentro de tudo o que acontece nesse universo. Esse foi um passo fundamental para compreendermos bem onde e como devemos abordar as pessoas que entrevistamos.
Relacionamento: conhecer pessoas na área de tecnologia é essencial para entender aspectos técnicos das funções, mapear competências comportamentais e estar por dentro de tudo o que aparecer de novo. Apesar de toda a tecnologia, o trabalho é feito por pessoas, por isso o netwoking é indispensável.
Experiência de um bom processo: Diante de um mercado bastante aquecido, os profissionais de tecnologia têm o privilégio de poder escolher onde trabalhar. Portanto, os processos seletivos precisam ser cada vez mais atrativos e já mostrarem o jeito de ser da empresa, além de considerarem as expectativas dos candidatos e da organização.
Conhecimento técnico: a falta de entendimento de muitos tech recruiters sobre as
tecnologias em si dificulta o mapeamento de competências técnicas dos participantes, o que prejudica a eficiência do processo seletivo como um todo. É essencial compreender cada uma das tecnologias e, inclusive, estar por dentro de toda a linguagem desse universo, isso facilita a comunicação com os interessados. Aprofundar nossos conhecimentos técnicos foi um divisor de águas para avaliarmos as pessoas, pois assim conseguimos otimizar o trabalho fazendo triagens e entrevistas mais assertivas.
Recrutadores como porta-vozes da empresa: Com a grande oferta de vagas de tecnologia, mais que oportunidades interessantes, a própria abordagem do recrutador precisa conquistar os candidatos. Já no primeiro contato, percebemos que as pessoas querem ver informações que vão além da vaga em si. Querem conhecer a cultura e o propósito da empresa, a estrutura da equipe e, até, com quem vão trabalhar. Assim, foi necessário estruturar toda a essa abordagem de maneira mais pragmática e centrada nos negócios.
Novos fatores que impactam a contratação e a retenção de talentos: Mais que a remuneração, agora os candidatos também avaliam o que mais a empresa pode oferecer. Um ambiente descontraído, comunicação informal e flexibilidade não são mais tão atraentes como antes. Além disso, o interesse dos candidatos vai além dos benefícios. Eles querem saber qual o posicionamento da empresa e, mais, se o discurso é exercido na prática. Contratação e retenção são os principais desafios na maioria das empresas de tecnologia, que estão se desdobrando financeiramente e culturalmente para desenvolver seus produtos e serviços.
Como essa vivência torna-se um diferencial?
Todos esses desafios que vivemos na área de Tecnologia trouxeram a vontade de fazer diferente e aprimorar os processos seletivos como tudo.
O currículo é apenas o ponto de partida, olhamos os nossos candidatos como pessoas, com o máximo de respeito e empatia. Desta maneira, acreditamos que podemos criar um laço forte e de longo prazo com as pessoas que entrevistamos e, também, com as empresas parceiras.
Além do zelo com a experiência das pessoas e da organização, também olhamos para todo o entorno, por isso valorizamos a proximidade com os clientes, o aprofundamento nos negócios, a análise apurada das competências técnicas e comportamentais da vaga, o estudo detalhado do momento da empresa e o entendimento da sua Cultura.
Acreditamos que a nossa diferença está nessa imersão, a ponto até das pessoas entrevistadas acharem que somos da empresa contratante. Todos esses fatores devem-se ao fato de termos uma equipe muito engajada e unida, assim, o respeito, a transparência e a amizade transparecem nos processos.
Soluções em Recrutamento e Seleção com foco nas pessoas
Proporcionar agilidade na solução de problemas com uma jornada de experiência que agregue valor tem sido o norteador dessa revolução liderada pelas empresas de tecnologia. Pensar o recrutamento de forma diferente é um fator competitivo para engajar e demonstrar que estamos fazendo as coisas de forma diferente e disruptiva.
Ademais, há uma mudança estrutural acontecendo na relação das pessoas com o mercado de trabalho, que está mais complacente com as diferenças e aberto para as mudanças. Na Aceest, atuamos para, justamente, entender esse contexto de transformação e propor soluções customizadas e humanizadas, de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Somos uma empresa em crescimento e queremos fazer a diferença na vida das pessoas que precisam de um emprego, especialmente nesse cenário de crise, em que muita gente está passando dificuldades. Queremos ajudar com oportunidades.
O zelo com o tratamento das pessoas que entrevistamos é uma ponta de esperança que podemos dar, com a perspectiva de que dias melhores virão.
Conheça a Aceest
Se interessou pelas nossas soluções em Recrutamento e Seleção? Entre em contato e veja como podemos te ajudar.
André Gadelha — CEO & Partner: gadelha@aceest.com.br
Alex Kawaharada — Partner & Head of Talent Acquisition: alex.kawaharada@aceest.com.br